sábado, 6 de fevereiro de 2016

309 - Vaticano anuncia encontro entre Papa e patriarca da Igreja Ortodoxa russa


É a primeira vez, em quase mil anos, que um papa vai encontrar o líder da Igreja Ortodoxa russa. Conversa acontecerá em Cuba no dia 12 de fevereiro.
O Vaticano anunciou nesta sexta-feira (05/02/2016) um encontro histórico entre o Papa e o patriarca da Igreja Ortodoxa russa.
Será um encontro longo, de duas horas. O Papa Francisco e o patriarca russo Kirill I têm muito o que conversar. É a primeira vez, em quase mil anos, que um papa vai encontrar o líder da Igreja Ortodoxa russa.
A igreja de Moscou é a mais numerosa entre as ortodoxas e representa dois terços dos 250 milhões de seguidores.
As igrejas cristãs do Oriente e Ocidente se separaram no cisma de 1054, por desacordos na doutrina e por não reconhecer o poder dos papas.
O porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, explicou que Cuba foi escolhida para o encontro por ser considerado um território neutro.
O patriarca Kirill I estará na ilha em visita oficial e depois virá ao Brasil. Francisco fará uma escala em Cuba a caminho do México.
O genocídio de cristãos cometido por terroristas apressou este encontro histórico, segundo declarou o porta-voz do patriarcado.
A aproximação entre o líder da Igreja Católica de Roma e o patriarca de Moscou já era um sonho desde o pontificado de João Paulo II, mas o comunismo e as questões políticas da Rússia com os países ocidentais dificultaram esse encontro.
As opiniões de Francisco sobre os conflitos na Ucrânia e na Síria são respeitadas pelo presidente Vladimir Putin e ajudaram a melhorar as relações entre a Rússia e o Vaticano.




Nenhum comentário:

Postar um comentário


Tradução: Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. parte do artigo 1 da Declaração Universal dos Direitos Humanos.