sábado, 6 de fevereiro de 2016

311 - Curso de História Judaica, de Abraão à Inquisição


Curso do professor Mauro David Cukierkorn abre nova turma no primeiro semestre, iniciando as atividades da Cátedra de Cultura Judaica na COGEAE em 2016.
A História Judaica, em razão de sua significativa importância na formação da cultura ocidental, pode auxiliar nas reflexões sobre os valores do mundo contemporâneo.
Nessa perspectiva, o Curso de Extensão História Judaica: de Abraão à Inquisição apresenta um panorama da trajetória histórica dos Judeus e as diferenças entre as comunidades judaicas da Europa ocidental, oriental e dos países árabes. Ao mesmo tempo, trata de aspectos pouco conhecidos desse povo, tais como as condições sociais em que viviam nas diversas regiões por onde passaram.

Objetivo:
Evidenciar a importância da história judaica na formação da civilização ocidental; delinear a história das civilizações judaicas, da Idade Moderna ao mundo contemporâneo, ressaltando seus reflexos na atualidade.

Público-alvo:
Pesquisadores, professores e estudantes de graduação e pós-graduação nas áreas de História, Geografia, Ciências Sociais, Economia, Serviço Social, Relações Internacionais e Teologia; professores do ensino médio e interessados em geral.

Turmas e Horários: 
Início: 9 de março de 2016
Término: 27 de abril de 2016
Dia da semana: quarta-feira
Horário: das 19h30 às 21h30

Local:
Campus Consolação - Unidade COGEAE

Professor: Mauro David Cukierkorn
Coordenador: Prof. Dr. José Luiz Goldfarb


Temas das aulas:
1ª aula: “Introdução ao Judaísmo”
2ª aula: “Monoteísmo – A era dos Patriarcas”
3ª aula: “Egito e o Mito da Terra Prometida”
4ª aula: “Canaã – Juízes e Reis”
5ª aula: “A Diáspora – A volta ao Mundo Árabe”
6ª aula: “Reformas Religiosas – Ezra”
7ª aula: “A Época de Ouro – O Mundo Ibérico”
8ª aula: “A Inquisição”


Nenhum comentário:

Postar um comentário


Tradução: Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. parte do artigo 1 da Declaração Universal dos Direitos Humanos.