terça-feira, 1 de julho de 2025

585 - O Código Devorado. Silas Klein Cardoso.



 

Falando a diversas disciplinas nas humanidades e valendo-se de uma variada gama de campos teóricos (como antropologia, semiótica, teoria de mídia e comunicologia), o livro de Silas Klein Cardoso é uma importante contribuição que oferece a pesquisadores(as) um alimento abundante para a autorreflexão crítica sobre as premissas de suas práticas exegéticas. Os termos “exegese iconográfica” ou “abordagens interartísticas” descrevem um compromisso acadêmico de correlacionar textos, imagens e artefatos arqueológicos para melhor compreender, por um lado, a(s) religião(ões) da antiga Palestina e Israel, e, por outro, a Bíblia Hebraica. Seguindo os caminhos que levaram a prática de seu contexto original suíço e católico para a atual diversificação, Klein Cardoso exibe um panorama amplo e dinâmico de filiações, gerações, locais e redes acadêmicas. No entanto, ele não se limita ao exercício historiográfico, mas questiona pressuposições básicas da erudição bíblica como praticada no Norte Global. Confrontando o provincianismo de uma epistemologia muitas vezes autocentrada, Klein Cardoso sugere corajosamente uma alternativa que só poderia ser concebida a partir do Sul Global, uma vez que se inspira no movimento brasileiro da antropofagia. Eu recomendo calorosamente este livro intelectualmente desafiador, um produto tanto da globalização, quanto da emancipação decolonial.

Christoph Uehlinger

Universidade de Zurique

 

Este livro reúne os resultados de um projeto de pesquisa internacional de vários anos e baseia-se na tese de livre-docência do autor, que obteve a nota máxima na Faculdade de Teologia de Berna (Suíça) em 2024. O autor explora uma área dos estudos bíblicos criada pelo trabalho de Othmar Keel e tem sido desenvolvido por ele e por um crescente círculo internacional de investigadores(as) até os dias de hoje. Klein Cardoso traça o desenvolvimento desse campo e dedica-se de forma detalhada, crítica e comprometida às suas diversas condições de origem e contextos, sobretudo a partir de sua perspectiva brasileira sobre a pesquisa europeia. O livro oferece erudição do mais alto nível e um entusiasmo intelectual cujos ecos são ansiosamente esperados.

Silvia Schroer

Universidade de Berna

 

Autoria: Silas Klein Cardoso




Editora Recriar

Formato: 16 x 23 cm

Data da Publicação: 2025

Páginas: 418

Edição: 1ª Edição

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário


Tradução: Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. parte do artigo 1 da Declaração Universal dos Direitos Humanos.