segunda-feira, 21 de julho de 2014

144 - Richard Horsley


Jesus e a revolução social

A proposta central de Richard Horsley é a seguinte: Jesus foi um profeta que dedicou sua vida a pregar uma revolução social na Palestina. Na tradição de Moisés, que libertou os hebreus da escravidão egípcia imposta pelo Faraó, e de Elias, que lutou por uma renovação da aliança com Deus na época do opressor rei Acab e da rainha Jezabel, Jesus se dirigiu aos pobres camponeses de seu tempo, subjugados pelo cruel domínio do Império Romano e de seus associados locais da elite herodiana e judaica, conclamando-os para uma revolução que só teria sucesso se partisse da conscientização da situação de opressão em que viviam. Ou, em outras palavras: Jesus e o movimento proto-cristão - como podem ser identificados na Q (=Quelle) e no evangelho de Marcos -, em oposição ao Império Romano e a seus clientes do governo local, pregaram uma renovação comunitária da família e dos povoados tradicionais nos moldes da antiga aliança de Israel com Iahweh, como aparece na pregação profética. 

“Conquanto a história de Marcos e os discursos de Q apresentem ênfases um tanto diferentes, suas respectivas representações de Jesus têm uma proposta notavelmente semelhante. Marcos concentra-se mais nas curas e exorcismos como partes de um programa mais amplo de renovação do povo de Israel vividamente reminiscente de Moisés e de Elias, o profeta fundador e o profeta renovador de Israel, respectivamente. Enquanto Marcos inclui uma forte afirmação de suficiência econômica, paralelamente a uma advertência contra a exploração econômica e a dominação política, a suficiência econômica para um povo pobre e faminto é mais proeminente, dominante mesmo, nos discursos de Q. Por outro lado, Marcos inclui mais condenações dos governantes de Jerusalém, dos seus representantes e dos seus patronos romanos por sua opressão econômico-religiosa e pela repressão político-religiosa do povo. O tema do reino de Deus apresentado no princípio da história de Marcos parece mais integral nos discursos de Q. Com essas ênfases um tanto diferentes, porém, o programa todo do ensinamento profético e da prática de Jesus é claramente a renovação de Israel, tanto em Marcos como em Q” (Jesus e o Império. O reino de Deus e a nova desordem mundial.p. 83).

Neste contexto se inserem os milagres de Jesus: “Os exorcismos de Jesus, juntamente com suas curas e a distribuição de comida ao povo, eram componentes essenciais de sua função, não como um mago comum (...), mas, mais particularmente, como um profeta como Moisés e Elias estabelecendo a renovação do povo de Israel” (p. 106). 

Livros de Richard Horsley


Arqueologia, história e sociedade na Galileia

O contexto social de Jesus e dos RabisOs estudos sobre Jesus, os estudos rabínicos e a arqueologia podem hoje estimularem-se mutuamente enquanto buscam uma compreensão mais plena da Galileia como contexto histórico-social, tanto de Jesus como dos Rabis. Este livro vale-se dos desenvolvimento nos três campos interrelacionados, esclarecendo algumas implicações para diversos aspectos importantes da vida na Galileia. A partir de significativas descobertas, possibilita aos leitores uma revisão das generalizações e pressuposições que anteriormente eram consideradas como padrão.Os estudos sobre Jesus, os estudos rabínicos e a arqueologia podem hoje estimularem-se mutuamente enquanto buscam uma compreensão mais plena da Galileia como contexto histórico-social, tanto de Jesus como dos Rabis. Este livro vale-se dos desenvolvimento nos três campos interrelacionados, esclarecendo algumas implicações para diversos aspectos importantes da vida na Galileia. A partir de significativas descobertas, possibilita aos leitores uma revisão das generalizações e pressuposições que anteriormente eram consideradas como padrão.

Os estudos sobre Jesus, os estudos rabínicos e a arqueologia podem hoje estimularem-se mutuamente enquanto buscam uma compreensão mais plena da Galileia como contexto histórico-social, tanto de Jesus como dos Rabis. Este livro vale-se dos desenvolvimento nos três campos interrelacionados, esclarecendo algumas implicações para diversos aspectos importantes da vida na Galileia. A partir de significativas descobertas, possibilita aos leitores uma revisão das generalizações e pressuposições que anteriormente eram consideradas como padrão.Os estudos sobre Jesus, os estudos rabínicos e a arqueologia podem hoje estimularem-se mutuamente enquanto buscam uma compreensão mais plena da Galileia como contexto histórico-social, tanto de Jesus como dos Rabis. Este livro vale-se dos desenvolvimento nos três campos interrelacionados, esclarecendo algumas implicações para diversos aspectos importantes da vida na Galileia. A partir de significativas descobertas, possibilita aos leitores uma revisão das generalizações e pressuposições que anteriormente eram consideradas como padrão
Bandidos, profetas e Messias

Movimentos populares no tempo de JesusEstuda os movimentos populares no tempo de Jesus (banditismo social, pretendentes reais, movimentos messiânicos populares, profetas, sicários, zelotas etc.), lançando novas luzes sobre a realidade social da Palestina do primeiro século.

Jesus e a espiral da violência

Resistência judaica popular na Palestina Romana

Jesus e o império

O reino de Deus e a nova desordem mundial

Paulo e o império

Religião e poder na sociedade imperial romana

A Mensagem e o Reino

Richard A. Horsley é professor de Línguas Clássicas e Religião na Universidade de Massachusetts, Boston, USA. É autor e co-autor de diversos livros, destacando-se entre eles: Jesus and Empire: The Kingdom of God and the New World Disorder (2003), The Message and the Kingdom: How Jesus and Paul Ignited a Revolution and Transformed the Ancient World (2002), Hearing the Whole Story: The Politics of Plot in Mark's Gospel (2001), Whoever Hears You Hears Me: Prophets, Performance, and Tradition in Q (1999), Paul and Empire: Religion and Power in Roman Imperial Society (1997), Archaeology, History, and Society in Galilee: The Social Context of Jesus and the Rabbis (1996), Galilee: History, Politics, People (1995), Jesus and the Spiral of Violence: Popular Jewish Resistance in Roman Palestine (1993), Sociology and the Jesus Movement (1989), Bandits, Prophets, and Messiahs: Popular Movements in the Time of Jesus (1985). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Tradução: Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. parte do artigo 1 da Declaração Universal dos Direitos Humanos.