domingo, 27 de julho de 2014

145 - Geza Vermes


Geza Vermes (1924-2013) nasceu na Hungria numa família judaica, mas foi criado como cristão, retornando depois a suas raízes. Formou-se nas universidades de Louvain e Budapeste. Professor emérito da Universidade de Oxford, onde leciona estudos judaicos, é considerado um dos maiores especialistas acadêmicos sobre Manuscritos do Mar Morto e história do cristianismo. Membro da British Academy e da European Academy of Arts, Sciences and Humanities, publicou, entre outras obras, As várias faces de Jesus, O autêntico evangelho de Jesus e vários outros títulos.

O autêntico Evangelho de Jesus
Em O AUTÊNTICO EVANGELHO DE JESUS, Geza Vermes esclarece, sem sombra de dúvida, que Jesus, um gênio religioso, viveu e pregou na Palestina há cerca de dois mil anos. Os ecos desses sermões reverberam até os dias de hoje. Sua influência, incalculável. Mas como distinguir as doutrinas moldadas pelas necessidades de uma florescente Igreja Católica e as visões e desejos originais de Jesus? Como podemos discerni-los entre as adições, erros de interpretações e confusões de dois milênios de tradição para resgatar o verdadeiro evangelho de Jesus?

As Várias Faces de Jesus
Geza Vermes reorienta o conhecimento comum sobre Jesus com essa pesquisa provocante. Sua obra propõe uma nova abordagem, conferindo o mesmo peso ao Novo Testamento e aos escritos judaicos não-bíblicos. O objetivo é explorar os diferentes perfis do personagem que definiu dois milênios da fé cristã para analisar como e por que aquele palestino carismático foi elevado à condição divina de Cristo. O autor nos remete aos primórdios do cristianismo, permitindo a compreensão das condições históricas ocultas nos textos dos evangelhos mais antigos ao privilegiar o evangelho mais recente, o de João.
Assim, Geza Vermes apresenta quatro perfis de Jesus presentes nos vários níveis de interpretação do Novo Testamento. O Evangelho de João apresenta “uma teologia altamente evoluída de um escritor cristão que viveu três gerações depois de Jesus e completou o seu Evangelho nos primeiros anos do século II d.C.”. Nas Cartas de São Paulo, Jesus é representado como o salvador dos judeus e dos gentios. Nos Atos dos Apóstolos, surge como um profeta carismático enviado por Deus e corporificado como Senhor e Messias. No quarto nível, o autor examina as contradições entre o Evangelho de João e os chamados Evangelhos Sinóticos — de Mateus, Marcos e Lucas. Nestes, a figura de Cristo é destacada nos episódios que o focalizam como um curandeiro da Galileia, exorcista e pregador do iminente advento do Reino de Deus.
Segundo o autor, a quinta “face” de Jesus oculta-se sob os estratos iniciais da tradição evangélica. Seria revelada depois que as cenas das escrituras fossem imersas no mundo e na realidade do século I d.C.: por meio do judaísmo palestino revelado pelos Manuscritos do Mar Morto; das narrações do historiador judeu do século I, Flavius Josephus, e da literatura rabínica e pós-bíblica dos judeus.
O autor de As várias faces de Jesus considera Cristo, a Igreja primitiva e o Novo Testamento como parte de uma interpretação do judaísmo. Ao despir as interpretações teológicas do contexto dos evangelhos, ele procura revelar a verdadeira identidade, a figura humana de Jesus, e esclarece como os seus ensinamentos foram passados da versão original à nossa civilização.
Natividade
Por mais de 2000 anos, a história do nascimento de Jesus tem sido contada e recontada. Em NATIVIDADE, Geza Vermes, o mais respeitado historiador bíblico do mundo, examina o que de fato aconteceu quando, de acordo com a liturgia da Igreja, Jesus nasceu no dia 25 de dezembro. Conduzindo-nos pelos principais acontecimentos que cercaram a Natividade – a estrela profética, a virgem e o espírito santo, a viagem de Maria e José a Belém, o nascimento milagroso em um estábulo, a chegada dos magos e o decreto assassino do rei Herodes – Vermes coloca a narrativa em seu real contexto histórico. Ele esquadrinha todas as provas - examinando os Evangelhos da Infância do Novo Testamento, de Mateus e Lucas, assim como documentos judaicos paralelos e fontes da literatura e da história clássicas - para compreender o que é verdade e o que foi criado ao longo dos séculos.

Quem é Quem na Época de Jesus
Geza Vermes apresenta a biografia de personagens bíblicos. Por meio desses retratos, o autor recria um mundo povoado por grupos antagônicos - gregos, judeus e romanos - e explica o surgimento de um novo judaísmo e, por fim, do próprio cristianismo.

Russurreição: História e Mito 
A história da crucificação e subsequente ressurreição de Cristo é a base da fé sobre a qual o cristianismo foi fundado. Mas em que evidências se sustenta o fenômeno mais miraculoso da história cristã? Em Ressurreição, o renomado especialista nos estudo das origens do Cristianismo, Geza Vermes, investiga a fundo esta questão. 
“O propósito deste volume é esclarecer o verdadeiro significado das escrituras cristãs transmitido pelos evangelistas, por Paulo e por outros autores, a fim de que possa ser iluminado pelo que sabemos através do Velho Testamento, de toda a literatura judaica e greco-romana pertinente e de fontes arqueológicas. Seu objetivo é a construção de hipóteses sustentáveis, mas em última análise caberá aos leitores chegar às suas próprias conclusões”, afirma o autor. 
Com base numa minuciosa análise dos relatos das primeiras fontes cristãs sobre os desdobramentos da crucificação e do sepultamento de Jesus, o autor apresenta uma visão renovada sobre a história do Cristo ressuscitado, assim como significativas reflexões sobre os aspectos da crença na vida após a morte, desde o mundo judaico até os dias de hoje.

A Paixão
Com um beijo ele foi traído. E um dos mais retratados, comentados e perpetuados suplícios da história da humanidade teve início. O cruel espetáculo da Paixão de Cristo emociona fiéis do mundo inteiro e está gravado de forma indelével no imaginário judaico-cristão. A imagem da cruz e a de seu sofrimento se tornaram um dos mais reconhecidos símbolos já inventados. A partir de dois traços, a trajetória da civilização ocidental se transformou de forma dramática e motivou o surgimento de uma religião que ainda hoje subsiste, influenciando comportamentos.

Em A paixão, Geza Vermes — um dos maiores especialistas acadêmicos sobre Manuscritos do Mar Morto e história do cristianismo — analisa os últimos momentos da vida de Cristo. A partir das contradições dos quatro evangelhos canônicos — Mateus, Marcos, Lucas e João —, o autor refaz a prisão, o julgamento e a execução deste homem santo local cujo impacto póstumo só pode ser comparado ao de raríssimas figuras históricas. Mostra como todas essas etapas são vistas de forma diferente em cada um dos livros.
A presença da Virgem Maria ao pé da cruz aparece somente no relato de João. Em Lucas, encontram-se as famosas palavras de perdão de Jesus a seus algozes —“Pai, perdoa-lhes: não sabem o que fazem” — e principal filosofia dos cristãos. Em Mateus é desenvolvida a história da traição e do suicídio de Judas. Adicionalmente, Geza Vermes aponta equívocos de tradução dos textos, responsáveis por uma série de mal-entendidos perpetuados ao longo da história e lança luz sobre esse tema delicado, permitindo a construção de uma imagem de Jesus muito mais próxima da realidade.
Além de investigações pontuais, A paixão aborda um contexto mais amplo e polêmico, ao sugerir que os relatos dos evangelistas foram distorcidos de modo a culpar os judeus, e não os romanos, pela morte de Jesus, o que teria servido de ponto de partida para mais de 2 mil anos de anti-semitismo por parte dos cristãos.
Os Manuscritos do Mar Morto
Os Manuscritos do Mar Morto, única obra que traz a tradução integral de todos os textos liberados ao público até o momento, faculta o acesso confiável e direto às traduções desses fascinantes documentos. Como o processo de entrega dos documentos aos eruditos que os estudam tem sido muito lento, Geza Vermes - desde a publicação da primeira versão, em 1962 - tem acrescentado a cada uma delas mais textos traduzidos. Neste livro foram acrescentados vinte e seis novos textos, uma introdução discutindo o desenrolar da questão Qumran, com todos os seus problemas.

A Religião de Jesus, O Judeu
Leitura pessoal dos Evangelhos Sinópticos de Marcos, Mateus e Lucas. Não é uma visão geral de teorias eruditas nem se engaja em discussões sistemáticas por ser dirigido primeiramente a leitores cujo campo de estudo se encontra fora da Bíblia.
Jesus e o Mundo do Judaísmo
Os estudos contidos neste livro levam mais longa investigação realizada nos livros de Geza Vermes, e lança luz sobre muitas questões importantes e controversas do período. Os tópicos incluem a importância dos Manuscritos do Mar Morto para os estudos judaicos e os estudos do Novo Testamento; a necessidade dos estudos judaicos para a interpretação do NT; e a compreensão que Jesus tinha de si mesmo. Este volume contém em particular as conferências Riddell Memorial, “O Evangelho de Jesus, o Judeu”, que representam uma continuação de Jesus, o judeu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Tradução: Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. parte do artigo 1 da Declaração Universal dos Direitos Humanos.