Veja o pensamento de Moltmann
sobre a questão do método teológico.
A teologia foi e é para
mim uma aventura das ideias. Ela é um caminho aberto, convidativo. Ela fascinou
e até hoje fascina a minha curiosidade intelectual. Por essa razão, os meus
métodos teológicos surgiram pelo conhecimento dos objetos teológicos. O caminho
só foi surgindo ao caminhar. E minhas tentativas de caminhar naturalmente são
determinadas no nível biográfico-pessoal, contextual-político e pelo kairós
histórico em que estou vivendo. Busquei a palavra certa para o momento certo.
Não escrevi manuais teológicos.
Meus artigos de
dicionário em diversas enciclopédias teológicas raramente resultaram
satisfatórios. Não me caía bem colecionar exatidões teológicas porque estava
por demais ocupado com a percepção de novas perspectivas e de aspectos
inusitados. Não almejei ser discípulo dos grandes mestres teológicos da geração
precedente. Tampouco almejo fundar uma nova escola teológica. Tudo o que quis e
quero é estimular outros a descobrirem a teologia por si mesmos, a formularem
seus próprios pensamentos teológicos e a se porém, eles próprios, a caminho.
A teologia permanece, necessariamente,
fragmentária e inacabada, porque ela é o pensar sobre Deus daqueles que se
encontram a caminho e que são, portanto, itinerantes e ainda não chegaram em
casa. Por essa razão, até mesmo as catedrais e os domos medievais tinham de
permanecer inconclusos, para poderem apontar para além de si mesmos.
Para mim, a teologia
ocorre onde pessoas chegam ao conhecimento de Deus e “percebem” a presença de
Deus com todos os seus sentidos na práxis de sua vida, de sua felicidade e de
seus sofrimentos.
A teologia cristã é uma
tarefa comunitária do “ministério teológico geral de todos os crentes”. Por
essa razão, procurei valer-me do estilo comunicativo da proposição. Meu
interesse não era a defesa de dogmas impessoais ou verdades desprovidas de
sujeito. Mas tampouco pretendia externar apenas a minha opinião particular.
Desejo, porém, que minhas proposições sejam levadas a sério na comunhão dos
teólogos e das teólogas, não apenas topando com aprovação ou rejeição, mas
estimulando o diálogo continuado da teologia.
Para mim, o acesso
teológico à verdade do Deus triúno é dialógico, comunitário e cooperativo.
MOLTMANN,
Jürgen. Experiência de reflexão
teológica: caminhos e formas da teologia cristã. Vale do Rio dos Sinos, RS:
Unisinos, 2004. p. 11.
David Rubens
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