domingo, 26 de fevereiro de 2017

370 - Jürgen Moltmann: “Para mim, o acesso teológico à verdade do Deus triúno é dialógico, comunitário e cooperativo”.


Veja o pensamento de Moltmann sobre a questão do método teológico.

A teologia foi e é para mim uma aventura das ideias. Ela é um caminho aberto, convidativo. Ela fascinou e até hoje fascina a minha curiosidade intelectual. Por essa razão, os meus métodos teológicos surgiram pelo conhecimento dos objetos teológicos. O caminho só foi surgindo ao caminhar. E minhas tentativas de caminhar naturalmente são determinadas no nível biográfico-pessoal, contextual-político e pelo kairós histórico em que estou vivendo. Busquei a palavra certa para o momento certo. Não escrevi manuais teológicos.
Meus artigos de dicionário em diversas enciclopédias teológicas raramente resultaram satisfatórios. Não me caía bem colecionar exatidões teológicas porque estava por demais ocupado com a percepção de novas perspectivas e de aspectos inusitados. Não almejei ser discípulo dos grandes mestres teológicos da geração precedente. Tampouco almejo fundar uma nova escola teológica. Tudo o que quis e quero é estimular outros a descobrirem a teologia por si mesmos, a formularem seus próprios pensamentos teológicos e a se porém, eles próprios, a caminho.
A teologia permanece, necessariamente, fragmentária e inacabada, porque ela é o pensar sobre Deus daqueles que se encontram a caminho e que são, portanto, itinerantes e ainda não chegaram em casa. Por essa razão, até mesmo as catedrais e os domos medievais tinham de permanecer inconclusos, para poderem apontar para além de si mesmos.
Para mim, a teologia ocorre onde pessoas chegam ao conhecimento de Deus e “percebem” a presença de Deus com todos os seus sentidos na práxis de sua vida, de sua felicidade e de seus sofrimentos.
A teologia cristã é uma tarefa comunitária do “ministério teológico geral de todos os crentes”. Por essa razão, procurei valer-me do estilo comunicativo da proposição. Meu interesse não era a defesa de dogmas impessoais ou verdades desprovidas de sujeito. Mas tampouco pretendia externar apenas a minha opinião particular. Desejo, porém, que minhas proposições sejam levadas a sério na comunhão dos teólogos e das teólogas, não apenas topando com aprovação ou rejeição, mas estimulando o diálogo continuado da teologia.
Para mim, o acesso teológico à verdade do Deus triúno é dialógico, comunitário e cooperativo.


MOLTMANN, Jürgen. Experiência de reflexão teológica: caminhos e formas da teologia cristã. Vale do Rio dos Sinos, RS: Unisinos, 2004. p. 11.

David Rubens

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Tradução: Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. parte do artigo 1 da Declaração Universal dos Direitos Humanos.