domingo, 12 de abril de 2020

507 - Ressurreição de Jesus: a chegada de um novo tempo.


A Ressurreição de Jesus deve ser compreendida dentro do contexto escatológico do primeiro século. Já se falava muito sobre Ressurreição antes e durante a vida de Jesus. Com a esperança da vinda de um novo tempo, era esperado que aqueles que morreram antes desta chegar seriam ressuscitados para tomar seu lugar. Até se pensou que o perverso também seria ressuscitado a fim de receber seu justo castigo. Desse modo, a afirmação cristã que Deus levantou Jesus da morte era muito mais que simplesmente trazer o corpo morto de Jesus ao mundo tangível. Era a declaração triunfante de que a morte de Jesus na cruz não foi uma miserável derrota, mas a grande vitória que possibilitou o novo tempo. Jesus não estava morto, mas ressuscitado, as primícias da grande Ressurreição que acompanhariam a chegada iminente do novo tempo.
Lhoyd Geering, diz que há três afirmações do Novo Testamento que sempre devem ser feitas em conjunto, e elas estão corretamente entendidas, a saber, a Crucificação, a Ressurreição e o novo tempo. É o somente porque a crucificação conduziu ao novo tempo, que podemos falar da Ressurreição. É somente porque o crucificado está ressuscitado, que nós podemos falar de um novo tempo. É somente porque a Ressurreição demonstra a chegada do novo tempo, que discernimos o significado da Crucificação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário


Tradução: Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. parte do artigo 1 da Declaração Universal dos Direitos Humanos.