quinta-feira, 14 de julho de 2016

336 - Morre Elisabeth Moltmann-Wendel, teóloga feminista esposa de Jürgen Moltmann


Elisabeth Moltmann-Wendel, morreu no dia 07-06-2016, aos 89 anos de idade, em Tübingen, na Alemanha.
Moltmann-Wendel foi uma importante personalidade da teologia feminista. Ela trabalhou intensa e profundamente a presença das mulheres no movimento de Jesus. Libertação das mulheres- Argumentos bíblicos e teológicos e Mulheres que acompanhavam Jesus, são alguns dos muitos títulos de livros publicados pela teóloga.
A teóloga alemã, é co-autora do livro, publicado em 1991, Palavras-chave da teologia feminista.
A teóloga era casada com Jürgen Moltmann, um dos maiores teólogos do século XX. Com ele, ela publicou o livro, em 1991, Como mulher e homem falar de Deus e em 1997, Moltmann-Wendel publicou a sua autobiografia Quem não cuida da Terra não pode alcançar o Céu.
A teóloga feminista, desde 1960, se ocupou com as imagens tradicionais de Deus e as práticas religiosas na Igreja e sempre questionando o papel da mulher. Ela igualmente questionou as concepções tradicionais da Ceia do Senhor que suscitou um grande debate no interior da Igreja Evangélica.
O presidente da Igreja Evangélica da Alemanha, Bispo Heinrich Bedford-Strohm, afirmou que “Moltmann-Wendel foi uma importante teóloga e lutadora por uma imagem de Deus onde tanto as mulheres como os homens pudessem novamente se encontrar como iguais”.

Fonte: 556569



Nenhum comentário:

Postar um comentário


Tradução: Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. parte do artigo 1 da Declaração Universal dos Direitos Humanos.