Schillebeeckx (1914-2009) nasceu em Amberes em 1914
e entrou para os dominicanos em 1934. Estudou no Studium Generale dominicano de
Le Saulchoir e na Sorbonne de Paris. De 1953 a 1957, foi professor de estudo
dominicano em Lovaina, de onde passou a professor de teologia dogmática na
Universidade de Nimega (Holanda).
O estudo e a atividade de Schillebeeckx responde aos
princípios da “nova teologia” iniciada em Le Saulchoir. Plenamente empenhado na
renovação e “agiornamento” da Igreja. Seu trabalho consistiu “em repensar a fé
tradicional em função da situação presente no mundo”. Foi o teólogo assessor do
episcopado holandês no Concílio Vaticano II. Depois foi consultor do episcopado
holandês nos anos que seguiram ao Concílio, em que a Igreja da Holanda
submeteu-se a uma profunda revisão. Em 1965 fundou, com outros teólogos, a
revista internacional de teologia “Concilium”, sendo também um dos principais inspiradores
do Novo Catecismo holandês (1966).
Sua numerosa obra escrita pode ser encontrada na
revista “Concilium” e em outras revistas especializadas, e em obras de grande
impacto e difusão não só entre teólogos, mas também entre o público dos
diferentes idiomas cultos. Como a de Küng, Rahner, De Lubac, Häring e outros, sua
obra escrita transcendeu a cátedra e os círculos especializados para passar aos
diversos setores da sociedade. Citamos algumas de suas obras: A economia
sacramental da salvação (1952); Maria, Mãe da redenção (1954); Cristo,
sacramento do encontro com Deus (1958); Deus, futuro do homem (1965);
Mundo e Igreja (1966); Compreensão da fé: interpretação e crítica (1972);
Jesus. Uma tentativa de cristologia (1974). Dois tomos sobre A Igreja
de Cristo e o homem de hoje segundo o Vaticano II reúnem sua contribuição
para as revistas especializadas.
Desde 1968, Schillebeeckx é objeto de observação e
de críticas por parte da atual Congregação para a Doutrina da Fé. Em 1979 foi
chamado a Roma para depor diante dela. “Os dogmas, segundo Schillebeeckx, têm
um sentido dentro de uma perspectiva histórica determinada e utilizam noções
tomadas de uma cultura particular.” Essa historicidade leva-o a reinterpretar
os dogmas, levando em conta as condições da existência dos homens. Por isso, a
ortodoxia só é plenamente possível sobre a base de uma “ortopráxis”: é na prática
efetiva da Igreja que se realiza uma nova compreensão da mensagem da fé. A
unidade de uma mesma fé e de uma mesma confissão só é reconhecível na “pluralidade
de opiniões teológicas”.
E o “que é verdade para o teólogo, o é também para
cada crente”. Num mundo secularizado, “Deus manifesta-se normalmente sob a
forma de ausência”. Ao abordar os problemas do ponto de vista histórico,
aplica-os também Schillebeeckx à figura de Jesus, cujo estudo tem lhe valido
duras críticas.
Estilo
de Normalizar Citação De Acordo com as Normas da ABNT para Trabalhos Acadêmicos.
RUBENS, David. Edward Schillebeeckx: Repensar a fé tradicional em função da situação presente no mundo. http://biblicoteologico.blogspot.com.br/2014/09/edward-schillebeeckx-repensar-fe.html:
Acesso em: _____________.
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