sábado, 20 de setembro de 2014

156 - Karl Marx: Alienação religiosa




Filósofo, político e economista, Karl Marx (1818-1883) nasceu em Trier (Alemanha). Estudou nas universidades de Bonn e de Berlim, onde foi discípulo de Hegel. Esteve toda a sua vida empenhado na luta social e política, que exerceu através de suas obras, do jornalismo e do contato direto com homens e líderes. Os cenários de suas atividades foram Paris, Bruxelas e finalmente Londres, onde continuou inspirando e dirigindo o movimento operário internacional. Morreu nesta última cidade.
Marx deixou uma volumosa produção filosófica, iniciada em sua juventude e mantida ao longo de toda a sua vida. Assinalo as principais obras:
- Crítica da filosofia do direito de Hegel (1843);
- Economia e filosofia (1844);
- A Sagrada Família (1845);
- O manifesto comunista (1845);
- Teses sobre Feuerbach (1845);
- A miséria da filosofia (1847);
- Crítica da economia política (1859);
- O Capital (três vols., 1867; os dois últimos póstumos, publicados por Engels em 1885 e 1895 respectivamente).
O ponto de partida de Marx é “a reivindicação do homem, do homem existente, em todos os seus aspectos”. O que Marx quis realizar foi uma interpretação do homem e de seu mundo, que ao mesmo tempo fosse empenho de transformação e, neste sentido, atividade revolucionária. Porém, tal interpretação do homem somente é possível se o analisarmos em suas relações externas com os demais homens e com a natureza que lhe proporciona os meios de subsistência. Nada de essência em abstrato. A personalidade real e ativa do homem concretiza-se nas relações de trabalho em que se encontra. O homem cria-se a si próprio mediante o trabalho. E é o criador não apenas de sua existência material, mas de seu modo de ser ou de sua existência específica. Em consequência, o trabalho é para Marx a única manifestação da liberdade.
Tudo o que impede a realização do homem no trabalho é considerado por Marx como alienação. Alienação que nada mais é do que a condição histórica na qual o homem vem a encontrar-se diante dos meios de produção. De fato, a propriedade privada e a sociedade capitalista transformam os meios de produção de simples instrumentos e materiais da atividade produtiva humana, em fins aos quais o mesmo homem se submete.
A essa consequência da alienação, Marx, algumas vezes, chama de “alienação religiosa”. Neste sentido, considera a religião como “a imagem de um mundo transtornado”, isto é, um mundo no qual, no lugar do homem real, colocou-se a essência abstrata do homem. “A religião – diz Marx – é a teoria geral deste mundo transtornado, seu compêndio enciclopédico, sua lógica em forma popular, seu point-d’honneur espiritualista, seu entusiasmo, sua sanção moral, seu complemento solene, o fundamento universal da consolação e da justificação do mesmo” (Crítica da filosofia do direito de Hegel). Neste último aspecto, “a religião é o ópio do povo”, “a felicidade ilusória do povo”.
No pensamento de Marx: a) A religião – assim como as ideologias, a filosofia, o Estado, o capital – são fonte de alienação, porque subtraem o homem da vida real, inchando-o com uma vida irreal, inexistente. b) A religião é uma das formas históricas de alienação, porque, além de afastá-lo da realidade e de sua própria identidade, promete ao homem uma felicidade enganosa fora deste mundo e perpetua desta maneira o estado de injustiça e de opressão, já que sanciona a exploração do homem pelo homem.
Na filosofia de Marx, a religião é um superfenômeno, uma super-estrutura  humana, nascida do desconhecimento da realidade do mundo e do homem. O universo religioso – Deus-espírito-eternidade – é um falso desdobramento do homem, fruto da alienação, tal como já o formulou Feuerbach. O universo real é a matéria; tudo o que existe explica-se por ela mesma e a partir dela mesma, num duplo processo dialético conhecido como materialismo dialético e materialismo histórico.
O marxismo histórico seguiu a linha imposta pelo mestre. As conversações entre teólogos cristãos e marxistas manifestaram essa verdade. A concepção que o faz marxismo do mundo e do homem é plana e horizontal, não transcendente.
Marx também não se ocupou expressamente da ética. De sua filosofia, deduzimos a negação radical que faz da moral platônica e cristã e seu repúdio ao jusnaturalismo, como abstratos e alienantes. Cabe sim falar de uma ética marxista no sentido de que, dada a concepção do homem social, a procura da libertação efetiva do homem não pode coincidir menos com a procura da libertação de todos os homens: a libertação dos demais é inseparável da minha.

Estilo de Normalizar Citação De Acordo com as Normas da ABNT para Trabalhos Acadêmicos.
RUBENS, David. Karl Marx: Alienação religiosa. http://biblicoteologico.blogspot.com.br/2014/09/karl-marx-alienacao-religiosa.html: Acesso em: _____________.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Tradução: Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. parte do artigo 1 da Declaração Universal dos Direitos Humanos.