sábado, 20 de setembro de 2014

149 - Confiança e Convivência: Reflexões éticas e ecumênicas







A boa convivência dos povos, das religiões, das igrejas, enfim das pessoas é o foco desta obra. A construção de confiança é premissa básica e a paz é seu objetivo último. Reflete sobre vários aspectos da confiança e propõe uma hermenêutica da confiança.
Oferece uma notável análise da Trindade na igreja e na sociedade civil e trata da teologia pública, conceito inédito para alguns, retomando a história da Teologia da Libertação e preparando caminho rumo a uma sociologia da cidadania.
A boa convivência dos povos, das religiões, das igrejas, enfim das pessoas é o foco desta obra. A construção de confiança é premissa básica e a paz é seu objetivo último. Reflete sobre vários aspectos da confiança e propõe uma hermenêutica da confiança.
Oferece uma notável análise da Trindade na igreja e na sociedade civil e trata da teologia pública, conceito inédito para alguns, retomando a história da Teologia da Libertação e preparando caminho rumo a uma teologia da cidadania.
Para alcançar a paz, há se de superar o clima de desconfiança e apostar em projetos ecumênicos, reforçando os valores para uma cultura da paz: Confiança - fé; visão - esperança; serviço - amor.
Na busca por uma hermenêutica ecumênica, traz modelos de relacionamento inter-religioso, recorda os cristãos anônimos de Karl Rahner e o Cristo desconhecido e a hermenêutica da intuição cosmoteândrica de Raimon Panikkar.
Além disso, o livro apresenta uma análise da Igreja em perspectiva ecumênica, a autocompreensão eclesiológica do Conselho Mundial de Igrejas, a natureza e a missão da igreja, sempre conjugado a unidade e a diversidade.
O teólogo Rudolf von Sinner é um representante expressivo do novo estado de consciência que a humanidade, as igrejas e tradições espirituais estão alcançando graças à nova etapa da história humana e da Terra.
É a etapa na qual todas as tribos da Terra têm que conviver dentro da única Casa Comum que temos para habitar, a Terra. Daí a importância do tema que von Sinner aborda: a convivência sustentada pela confiança.
Se não convivermos, nos digladiaremos e todos vamos ao encontro do pior. Realisticamente só alcançaremos esse propósito contando com a graça divina.
Von Sinner vem de uma larga experiência pessoal de convivência ecumênica na Suíça, na Índia, no conselho Mundial de Igrejas e agora no Brasil. É uma riqueza inestimável para a teologia do Brasil contar com um teólogo desta  qualificação simultaneamente teórica e prática.
Este livro oferece-nos uma amostra convincente dessa afirmação. Lê-lo é já vivenciar a convivência com os diferentes com o enriquecimento que sempre traz.


Rudolf von Sinner nasceu em 1967, em Basiléia, Suíça. É doutor em Teologia pela Universidade de Basiléia e fez estudos de pós-doutorado no Centro de Investigação Teológica em Princeton, nos EUA.
Desde 2003, é titular da cátedra de Teologia Sistemática, Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso na Faculdade EST, em São Leopoldo/RS. Ordenado na Igreja Reformada de Basiléia em 1994, serve hoje a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, onde também integra o Grupo Assessor de Ecumenismo.
Foi membro da Comissão de Fé e Ordem do Conselho Mundial de Igrejas, onde hoje participa do Comitê sobre Ecumenismo no Século XXI. É autor de numerosas publicações sobre ecumenismo e ética. 



Estilo de Normalizar Citação De Acordo com as Normas da ABNT para Trabalhos Acadêmicos.

RUBENS, David. Confiança e Convivência: Reflexões éticas e ecumênicas. http://biblicoteologico.blogspot.com.br/2014/09/confianca-e-convivencia-reflexoes.html: Acesso em: _____________.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Tradução: Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. parte do artigo 1 da Declaração Universal dos Direitos Humanos.