Wolfhart
Pannenberg (Estetino, Polónia, 2 de Outubro de 1928 - 5 de Setembro
de 2014) foi um teólogo cristão alemão.
Pannenberg
foi batizado como um bebê na Igreja Evangélica Luterana, mas não teve
praticamente nenhum contato com a Igreja nos seus primeiros anos. Com cerca de
dezasseis, no entanto, ele teve uma intensa experiência religiosa a qual ele
chamou mais tarde de sua “experiência de iluminação”. Buscando a
compreender esta experiência, ele começou a pesquisar através das obras de
grandes filósofos e pensadores religiosos. O seu professor de literatura da
Escola Secundária, que tinha sido uma parte da Igreja Confessante durante a Segunda
Guerra Mundial, encorajou-o a considerar seriamente o cristianismo, o que
resultou na “conversão intelectual” de Pannenberg, na qual se concluiu que o
Cristianismo era a melhor opção religiosa disponível. E isto o implusionou em
sua carreira como teólogo.
A parte
central da carreira teólogica de Pannenberg foi sua defesa da teologia como uma
rigorosa disciplina acadêmica, uma capacidade de interação com a filosofia
crítica, a história e as ciências naturais.
Pannenberg
é talvez mais conhecido pelo seu livro: Jesus: Deus e Homem, no qual ele
constrói uma Cristologia “por baixo”, ou seja, a sua dogmática decorre de uma
análise crítica da vida de Jesus de Nazaré. Ele, correspondentemente, rejeita a
formulação tradicional da cristologia das “duas naturezas” pontualizada no Concílio
de Calcedónia, preferindo ver a pessoa de Cristo à luz da vida de Jesus e de
modo particular da sua ressurreição. Este foco sobre a ressurreição de Cristo
como a chave da identidade levou Pannenberg a defender a sua historicidade.
Resumo da vida acadêmica:
Quando
jovem, teve contato com as obras do filosofo Frideric Nietzsche. Após a
influência de um professor de literatura, que havia sido membro da igreja
confessante, decide estudar teologia e filosofia. O interesse teológico o leva
para Berlin. Entende que nenhum sistema político humano jamais seria capaz de
produzir a estrutura social humana perfeita. Para Pannnenberg, o ideal, era o
dom divino do Reino futuro e glorioso de Deus.
Pannenberg
é atraído pelo projeto de Karl Barth de consolidar a sabedoria de Deus e de
reinvidicar toda realidade para o Deus da Bíblia.
Em
1950, foi para Basiléia estudar sob orientação de Karl Barth. Se opõe à distinção
radical que Karl Barth fazia entre conhecimento natural e revelação divina em
Cristo. Par Pannenberg, a obra de revelação divina consiste na finalização da
criação, e não na forte oposição ao mundo. Pannenberg se interessou pelas
implicações religiosas inerentes a toda experiência humana.
Em
1951, foi para Universidade de Heidelberg, estudou sob orientação dos
principais eruditos da época. Formou um grupo de estudantes de diferentes
disciplinas (“o círculo de Pannenberg”).
Concluiu
os estudos em 1955. Deu inicio à sua carreira de professor: Seminário da Igreja
Luterana de Mainz (1958-1961). Depois se tornou professor na Universidade de
Mainz (1961-1968). Em 1968 foi convidado a lecionar na Universidade de Munique.
Ali, lecionou até se aposentar em 1993.
Ideias:
Para
Pannenberg, a teologia foi banida da esfera pública por obra do Iluminismo,
cujos filósofos fizeram da razão humana universal o instrumento de superação
das divisões da sociedade européia na esteira da polarização que tomou conta da
igreja e criou duas facções rivais: católicos e protestantes. Essa mudança
radical da cultura precipitou a crise da teologia.
Antes
do Iluminismo, os teólogos tinham nos eventos salvíficos de Deus na história os
alicerces da fé.
O
Iluminismo pôs de lado a ideia de que os eventos históricos pudessem ter a
chancela de um testemunho divino autêntico. Os filósofos submeteram a história
sagrada aos ditames do método científico.
Baseando
em Lutero, Pannenberg afirma: a fé depende de uma base histórica,
especificamente, da atividade de Deus. Caso contrário a fé deixa de ser fé em
Deus e passa a ser simplesmente fé na própria fé.
Livros em Português:
Teologia Sistemática, III Volumes
A Pergunta sobre Deus
Filosofia e Teologia
Fé e Realidade
Estilo
de Normalizar Citação De Acordo com as Normas da ABNT para Trabalhos Acadêmicos.
RUBENS, David. Morre o teólogo alemão Wolfhart Pannenberg. http://biblicoteologico.blogspot.com.br/2014/09/morre-o-teologo-alemao-wolfhart.html. Acesso em: _____________.
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