sábado, 16 de janeiro de 2016

298 - Udo Schnelle


Udo Schnelle (1952) é professor de Novo Testamento na Universidade de Halle-Wittenberg, e é autor de um grande número de obras teológicas. Schnelle estudou de 1974-79 em Göttingen, onde graduou-se em 1981, e mais tarde habilitou-se em 1985. Entre 1986-1992 foi professor de estudos sobre o Novo Testamento na Universidade de Erlangen-Nuremberg. Professor de Estudos do Novo Testamento em Halle desde 1992.






Teologia do Novo Testamento
Nesta teologia do Novo Testamento, Udo Schnelle apresenta um rico histórico da pesquisa, que serve de diretriz para sua própria contribuição. Para além das tradicionais teologias de Bultmann, Jeremias, Ladd e Goppelt, ainda muito utilizadas no Brasil. A leitura de Schnelle permitirá ao leitor a atualização na pesquisa com relevante e atualizada bibliografia. A clareza, a acuidade metodológica, a habilidade exegética e a atualidade do autor, reconhecidas em obras como Paulo: vida e pensamento, estão presentes de forma ampliada nesta teologia, cujo maior mérito é o de dar uma significativa contribuição das questões atuais, especialmente a respeito do Jesus Histórico e das novas contribuições da pesquisa sobre Paulo e sobre a formação da literatura cristã primitiva.


Paulo Vida e Pensamento 
Udo Schnelle não se satisfaz em escrever um mero relato descritivo de Paulo.
Como teólogo, ele obviamente harmoniza-se com Paulo e em sua abordagem o evangelho e a teologia de Paulo se tornarão vivas novamente e os leitores serão confortados com um mestre e ensinamento ao qual eles precisam responder, negativa ou positivamente. O que temos aqui não é exatamente uma leitura para dormir. Ela demanda atenção e requer reflexão cuidadosa, mas recompensará generosamente o tempo dispensado. Eu não concordo com todos os argumentos e conclusões de Schnelle, mas eu recomendo este livro com entusiasmo.
James  D.G. Dunn


Introdução à exegese do Novo Testamento
A obra objetiva capacitar estudantes para a análise autônoma de textos do Novo Testamento com auxílio do método de interpretação histórico-crítico. Fornece condições de analisar um texto com vistas a seu teor original, sua estrutura linguística e literária, sua forma, história de seu surgimento etc.







Evolução do Pensamento Paulino
Estudo que tem por objetivo o esclarecimento conceitual e objetivo das transformações no pensamento paulino, tema que nos últimos dez anos passou a ocupar o centro da pesquisa sobre Paulo, quando dados e aspectos da história teológica dos primórdios do cristianismo foram problematizados. A partir disso, a pergunta sobre a uniformidade da teologia paulina passa a ser feita de nova maneira, levando a uma interpretação diferenciadora dos textos paulinos a partir das transformações no pensamento do Apóstolo. Embora a teologia de Paulo possua notável homogeneidade, constatam-se modificações de grande importância em determinados temas, como a escatologia, a interpretação da Lei, a relação dos cristãos com Israel. Disso se depreende que se pode falar de transformações na teologia paulina em complexos temáticos determinados. Tal posição resulta em nova compreensão dos escritos paulinos e de sua importância na construção da teologia cristã.

David Rubens


Nenhum comentário:

Postar um comentário


Tradução: Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. parte do artigo 1 da Declaração Universal dos Direitos Humanos.