quinta-feira, 23 de julho de 2015

227 - Albert Schweitzer: A influência da apocalíptica judaica em Paulo




Albert Schweitzer defendia a influência da apocalíptica judaica em Paulo. Sua interpretação de que a teologia de Paulo fora moldada pelo “misticismo” escatológico não foi publicada senão muitos anos depois O misticismo de Paulo, o apóstolo (1930), mas na sua obra anterior já está claro que ele considerava o pensamento de Paulo plenamente explicável com base nos paralelos em fontes apocalípticas judaicas.
A importância disso é que em sua famosa obra A busca do Jesus histórico (1906), Schweitzer havia demolido todas as tentativas liberais de escrever uma biografia de Jesus, apresentando Jesus não como o porta-voz da piedade e da moralidade liberais, mas como um profeta apocalíptico que trabalhou orientado por um rígido calendário apocalíptico. Desse modo, Schweitzer propôs uma solução bem diferente para a questão de Jesus e Paulo. Em vez de um abismo entre o Jesus Liberal e o Paulo helenizado ou apocalíptico, Schweitzer propôs uma transição relativamente fácil do Jesus apocalíptico para o Paulo apocalíptico, separados apenas pelo fato de que, enquanto Jesus aguardava os acontecimentos escatológicos, Paulo agora entendia que eles haviam começado, pelo menos, na ressurreição do Messias.


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Tradução: Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. parte do artigo 1 da Declaração Universal dos Direitos Humanos.