quinta-feira, 20 de agosto de 2015

245 - Os pós-bultmannianos: Reação da escola de Bultmann.


Os pós-bultmannianos. A mais conhecida reação à ortodoxia bultmanniana certamente foi a que surgiu entre seus próprios discípulos. Apesar do individualismo destes ex-alunos de Bultmann, esta reação foi suficientemente bem definida para introduzir uma nova fase pós-bultmanniana na exegese. Duas áreas nas quais os pós-bultmannianos se basearam no trabalho de Bultmann, apenas para reexaminar de modo crítico algumas de suas teses fundamentais, foram toda a questão do Jesus histórico e a importância e relevância da filosofia posterior de Heidegger para a exegese e a teologia.
Para Bultmann, a natureza querigmática do evangelho impedia qualquer tentativa de alcançar o Jesus histórico por meio da confissão de fé da igreja primitiva em Cristo, o Senhor ressurreto. Segundo Bultmann, a protoigreja não tinha interesse biográfico no Jesus de Nazaré histórico, mas concentrou seu olhar exclusivamente no Cristo da fé proclamado no querigma. O Jesus histórico era, portanto, irrelevante para a fé cristã. Mas, não obstante todo o seu ceticismo teórico com relação a uma busca histórica que chegasse até atrás do querigma, em História da Tradição Sinótica (1926), Bultmann fez um grande esforço para averiguar as palavras e os atos de Jesus. E esta direção na obra do próprio Bultmann que os pós-bultmannianos alegam ser promovida em sua nova busca do Jesus histórico.

Prof. David Rubens


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Tradução: Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. parte do artigo 1 da Declaração Universal dos Direitos Humanos.